11_09 | Jaqueira TV Web radio

Nossos contatos Watzzap

(82)9 8848-6674 ou 9 8114-7800

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Alagoas se engaja na luta pelos direitos da pessoa idosa


A dignidade da pessoa idosa deve ser um compromisso de todos: família, sociedade e poder público. Por isso, no dia 1º de outubro, quando o Brasil celebra o Dia Nacional do Idoso, Alagoas também se engaja na luta pelos direitos dessa importante parcela da população. Nessa oportunidade, o Governo do Estado, o Conselho dos Direitos do Idoso (CEI/AL) e o Centro Integrado de Atendimento e Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa (CIAPPI), juntos, convocam toda a sociedade a se unir pela causa.

O presidente do CEI/AL, Crismédio Neto, lembra que o dia 1º de outubro é de relevância para toda a sociedade brasileira. “O Brasil, hoje, é um país envelhecido. Precisamos, então, atuar para que políticas públicas eficazes assegurem à pessoa idosa o direito de viver com qualidade. O País precisa ver a pessoa idosa como um ganho: nós estamos vivendo mais, e isso é bom, mas precisamos fortalecer toda a rede de apoio e defesa”, observou.

Para divulgar o Dia Nacional da Pessoa Idosa, atividades de promoção à saúde serão desenvolvidas numa parceria entre diversos órgãos estaduais e municipais. No domingo (2), a partir das 9 horas, serviços de saúde serão ofertados no espaço de lazer do bairro da Ponta Verde.

Durante o evento, os profissionais da Secretaria de Estado da Saúde vão explicar a importância da caderneta de saúde, que serve para registrar consultas, vacinas, pressão arterial, peso e glicemia das pessoas com 60 anos ou mais. Haverá também uma caminhada para incentivar a prática de exercícios físicos, fundamentais para a melhoria da saúde da população.

Como gestora da política da pessoa idosa em Alagoas, a Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) participa das atividades de conscientização, junto às demais entidades envolvidas na causa. Para o secretário Marcelo Palmeira, a participação da sociedade na luta pela garantia dos direitos do idoso é de extrema importância.

“É preciso que haja o compromisso de todos por um envelhecimento digno no Brasil. Precisamos reafirmar nosso compromisso com os avanços e desafios da Política do Idoso de forma articulada e integrada com as demais políticas públicas”, considera Palmeira.

POLÍTICA NACIONAL

A Lei nº 11.433, de 28 de dezembro de 2006, em seu Art. 1º, institui o Dia Nacional do Idoso, celebrado no dia 1º de outubro de cada ano, e determina, em seu parágrafo único, que “os órgãos públicos, responsáveis pela coordenação e implementação da Política Nacional do Idoso, ficam incumbidos de promover a realização e divulgação de eventos que valorizem a pessoa do idoso na sociedade”.

Ao instituir uma data para celebrar nacionalmente o dia do idoso, e determinar aos responsáveis pela implementação da Política Nacional do Idoso (PNI) a obrigação de organizarem eventos para valorizar a pessoa idosa, o Executivo reconhece que há muitos desafios a serem enfrentados, entre estes, o de garantir à pessoa idosa a concretização dos seus direitos, especialmente, o de viver com dignidade.

“Ao desafio de mudar a concepção negativa de velhice, presente na sociedade brasileira, soma-se o desafio de enfrentar e combater as desigualdades, que trazem implicações à vida e ao envelhecimento da população”, acrescenta o presidente do CEI/AL, Crismédio Neto.

Com relação aos instrumentos legais de proteção social às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, estas dispõem de normas consideradas avançadas, que se constituíram a partir da promulgação da Constituição Federal de 1988. No entanto, os direitos expressos na Constituição tiveram sua regulamentação viabilizada de forma muito lenta: somente seis anos após sua promulgação é que foi instituída a Lei nº 8.842, de 4 de janeiro de 1994, que dispõe sobre a Política Nacional do Idoso, reafirma as diretrizes previstas na Constituição Federal e cria o Conselho Nacional do Idoso.

A PNI foi construída por meio de contribuições, resultantes de discussões e consultas realizadas nos estados, com a participação de idosos ativos, aposentados, professores universitários, assistentes sociais e outros profissionais da área de gerontologia e geriatria, bem como de diversas entidades representativas desse segmento. Entretanto, a regulamentação da Política Nacional do Idoso foi efetivada, somente dois anos depois, pelo Decreto 1.948 de 03 de julho de 1996.

O Estatuto do Idoso, disposto na Lei 10. 741, de 1º de outubro de 2003, instrumento que também gerou intensa mobilização popular e levou sete anos tramitando, somente teve sua aprovação quinze anos após a promulgação da Constituição Federal.




Por (Aqui acontece)

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Aves apreendidas por BPA serão reinseridas em Florestas por Ibama

Só neste mês de setembro cerca de 200 aves foram apreendidas em Maceió


Só neste mês de setembro, o Batalhão da Polícia Ambiental (BPA) apreendeu quase 200 aves em várias localidades da capital alagoana, Maceió. Só na última operação do BPA – denominada ‘Pássaro Livre’, realizada no último domingo (25), apreendeu mais de 140 pássaros mantidos de forma ilegal em cativeiros localizados nos bairros do Tabuleiro, Chã da Jaqueira e Levada.



Por (Primeira Edição

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Para Manutenção, Eletrobras interrompe fornecimento de energia em bairros de Maceió.

SEGUNDA-FEIRA, 26 DE SETEMBRO DE 2011

08:00 às 12:00h - FAROL - RUA DESEMBARGADOR BARRETO CARDOSO E ADJACÊNCIAS.

TERÇA-FEIRA, 27 DE SETEMBRO DE 2011

06:00 às 12:00h - FAROL - RUA JOSÉ TENÓRIO SILVA, CONJUNTO MORADA DAS ÁRVORES, PARTE DA RUA JOSÉ DA SILVA CAMERINO, RUA SEM NOME( NAS IMEDIAÇÕES DO EDIFÍCIO MANGUEIRAL SUL) E ADJACÊNCIAS.

QUARTA-FEIRA, 28 DE SETEMBRO DE 2011

06:00 às 12:00h - CHÃ DA JAQUEIRA - TRAVESSA SÃO JOSÉ E ADJACÊNCIAS.

Se os serviços de melhoramentos e manutenção ficarem concluídos antes da hora fixada, a rede elétrica será energizada independentemente de nova comunicação. Como medida de segurança, o cliente deve considerar energizadas todas as suas instalações elétricas durante o período mencionado neste aviso.


Por (Primeira edição)
http://youtu.be/Lht41kwp6ok acessem ae video mais acessado d todos os tempos