10_01 | Jaqueira TV Web radio

Nossos contatos Watzzap

(82)9 8848-6674 ou 9 8114-7800

sábado, 9 de janeiro de 2010

Praça recebe nome do Ex-vice-presidente da Adefal

07/01/10 18:59

Praça recebe nome do Ex-vice-presidente da Adefal

O ex-vice-presidente da Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas, Luiz Carlos Marques, recebeu mais uma homenagem. O prefeito Cícero Almeida aprovou o Projeto de Lei, de autoria da vereadora Rosinha da Adefal, que dá o nome de Luiz Carlos Marques Bezerra a praça localizada defronte a Igreja de São João Batista a Santa Isabel.

A praça, localizada no bairro da Chã da Jaqueira, é um marco da lembrança do ex-vice-presidente da Adefal, morador do bairro, que faleceu no dia 30 de novembro de 2008 de infarto fulminante. Luiz Marques entrou na Adefal em 82 e desde então ocupou vários cargos na instituição e já cumpria seu 2º mandato como vice-presidente

Problema está concentrado nos bairros do Clima Bom, Jacintinho, Graciliano Ramos, Campestre, Região Norte e em Chã da Jaqueira. ...


Município e Estado unificam ações na rede pública da Educação

Mauro Fabiani

O debate democrático entre Estado e Município para definir estratégias de unificação das matrículas teve um momento histórico nesta quinta-feira (7). Ao lado de representantes da sociedade civil e do Ministério Público, os secretários de Educação, Thomaz Beltrão (Maceió) e Rogério Teófilo (Estado) apresentaram as bases que irão definir a colaboração entre as duas estruturas. A meta é proporcionar mais vagas na rede pública e contribuir para a queda do número de crianças fora da escola.

A reunião aconteceu no auditório da Secretaria Estadual de Educação (SEE) e contou com a presença de técnicos das duas secretarias. Um dos convidados para o encontro, o professor Milton Canuto, que integra o Conselho Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) foi enfático em reconhecer a importância do encontro. "Pela primeira vez se aponta para uma realidade em que todos ganham, principalmente, a sociedade", disse lembrando que no Paraná as duas redes já atuam em regime de "colaboração harmônica".

Para combater a evasão escolar, Semed e SEE têm unido forças. Entre as estratégias discutidas está o remanejamento de alunos, professores e técnicos administrativos. Ao mesmo tempo as duas secretarias garantirão o transporte dos alunos que necessitarem estudar em bairros fora da área onde moram.

Segundo o superintendente da SEE, professor Neilton Nunes, o grande problema está concentrado nos bairros do Clima Bom, Jacintinho, Graciliano Ramos, Campestre, Região Norte e em Chã da Jaqueira. Nessas áreas, a demanda de alunos não tem como ser absorvida pelas escolas existentes. "Por isso a solução será matriculá-los em outras áreas, mas garantindo o deslocamento a partir de um Sistema Integrado de Transporte Escolar", explicou Neilton.

Quanto à cessão de professores, já está definido que o Estado permutará com o Município professores do 1º ao 5º ano. Além disso, nas duas redes o calendário será unificado. A proposta discutida até o momento é de que o ano letivo de 2010 tenha início no dia 1º de março.

Até lá, os técnicos, ao lado das escolas envolvidas, realizarão a renovação de matrícula para os alunos que já estão em sala de aula. A próxima etapa será o levantamento geral de vagas que viabilizem a matrícula de alunos novos. O indicativo é que isso ocorra de 25 a 29 de janeiro.

Rádio Comunitaria Petrópolis FM 97,1



Vc agora tem uma nova opção em Radio é a 97,1 Petrópolis FM

Historia do Bairro

De Vila Praxedes a Chã da Jaqueira
Tudo começou em 17 de março de 1958 nas terras de Djalma Fragoso de Alencar e Manoel Inácio de Almeida, que resolveram lotear o lugar. O primeiro comprador Sr. Wilson Praxedes de Oliveira, natural da cidade de Cortez – Pernambuco, adquiriu um lote 20 X 40 m. por R$ 125.000,00 (Cento e Vinte e Cinco Mil Reis), limpou o terreno e com a madeira do local construiu a primeira casa (localizada hoje na rua Manoel Inácio 279) foi morar com a esposa Eliene Lins de Oliveira e quatro filhos. O loteamento foi crescendo, Sr. Wilson começou a levar parentes, compadres e amigos para o local. Tudo era mata fechada, a água era retirada da gruta da jaqueira.
No governo de Silvestre Péricles foi aberta uma estrada ligando Bebedouro. Passando pela Granja Conceição saindo do Canaã, construindo através dos presidiários. Em baixo tinha uma nascente e um pé de jaqueira e os presos acampavam ali para fazer o almoço. Um dia deixaram fogo no pé da jaqueira que terminou morrendo. Neste local Sr. Wilson Praxedes fez uma cacimba a qual tirava água para beber, tomar banho, etc ... Hoje conhecido como Monte Azul. Sr. Né Fragoso perguntou a Wilson como é que denominava a Chã ? Ele respondeu: – Chã da Jaqueira, porque lá é a gruta e aqui é a Chã. E assim ficou ... a maioria dos moradores são oriundas no interior como Palmeira dos Índios, Atalaia, Arapiraca, Viçosa, Capela do estados de Pernambuco, Paraíba e outros.
No governo de Luiz Cavalcante foi construída a estrada Chã da Jaqueira – Bebedouro conhecida como “Estrada de acesso a Vila Praxedes”.
Em 3 de março de 1968 foi fundada a Sociedade São João Batista, tendo como primeiro presidente o Sr. Wilson Praxedes, com o objetivo filantrópico, proporcionando assistência médica, odontologia e funerária. A Sociedade Beneficente foi ganhando credibilidade, funcionando até os dias de hoje.

-Limite oficial do Bairro-

Ao norte com Petrópolis e Santo Amaro, ao sul com Bebedouro, ao leste com Gruta de Lourdes e a oeste com Chã de Bebedouro. A lei municipal 4.952 de 06 de janeiro de 2000 limita e define o ponto inicial e final: Encontro da Avenida Tereza Lucena Quintela com a Alameda Alm. Manoel Mendes (QD. C-20 do loteamento Jardim Petrólopis) O bairro tem uma área de 1.290 Km2 e um perímetro de 5.439 metros e esta localizado da região administrativa 4 da Cidade de Maceió.

- Juscelino Kubistischek x Chã da Jaqueira -

Em 27 de outubro de 1976 a lei municipal 2.308 denominou de presidente JUSCELINO KUBISTISCHEK, o atual local chamado de Chã da Jaqueira no bairro de Bebedouro. Esta lei não agradou aos moradores, que democraticamente resolveram revogar. Em 3 de outubro de 1977, quase um ano depois, lei 2.399 era sancionada pelo prefeito Dilton Simões com o seguinte texto: “Denomina-se a atual localidade Presidente Juscelino Kubistischek no bairro de Bebedouro, nesta cidade, passa a chamar-se CHÃ DA JAQUEIRA”. Voltando assim o nome original.
O Sr. Manoel Antonio dos Santos, natural de Palmeira dos Índios, 72 anos conta que a comunidade é uma das mais organizadas. A religião católica predomina, mas os evangélicos são unidos e fazem reuniões conjuntas praticando o ecumenismo. O padroeiro local é São João Batista que sempre no mês de junho a procissão sai pelas principais ruas do bairro.

- Guerreiro, o Folclore -

O Sr. José Tenório dos Santos, natural de Mata Grande, escolheu Chã da Jaqueira para fixar o folclore através do guerreiro denominado “Vencedor Alagoano”, formados por componentes do próprio bairro, com sede na rua arame próximo ao final do ônibus. Comandado pelo “mestre” Juvenal a equipe faz jus ao nome, ganhando vários prêmios e se destacando no Estado através do radio televisão e imprensa especializada. Fazendo com isso, além de enriquecer o turismo local, ecoar e divulgar o nome do bairro de Chã da Jaqueira. O guerreiro é cadastrado na Secretaria de Cultura, podendo ser visto nas festividades nas praças e eventos culturais.

-Um bairro independente-

O bairro possui um grupo de 1º e 2º graus, Delegacias, Mini Pronto Socorro, Feira-Livre, que funciona aos domingos, varias lojas de material de construção, de confecções, farmácias, açougues, bombonieres, padarias e etc. um bairro independente. No início era conhecida como “terra de índio” hoje com mais de 40.000 mil habitantes o bairro é um dos mais organizados com o seu povo simples e trabalhador.