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sábado, 9 de janeiro de 2010

Problema está concentrado nos bairros do Clima Bom, Jacintinho, Graciliano Ramos, Campestre, Região Norte e em Chã da Jaqueira. ...


Município e Estado unificam ações na rede pública da Educação

Mauro Fabiani

O debate democrático entre Estado e Município para definir estratégias de unificação das matrículas teve um momento histórico nesta quinta-feira (7). Ao lado de representantes da sociedade civil e do Ministério Público, os secretários de Educação, Thomaz Beltrão (Maceió) e Rogério Teófilo (Estado) apresentaram as bases que irão definir a colaboração entre as duas estruturas. A meta é proporcionar mais vagas na rede pública e contribuir para a queda do número de crianças fora da escola.

A reunião aconteceu no auditório da Secretaria Estadual de Educação (SEE) e contou com a presença de técnicos das duas secretarias. Um dos convidados para o encontro, o professor Milton Canuto, que integra o Conselho Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) foi enfático em reconhecer a importância do encontro. "Pela primeira vez se aponta para uma realidade em que todos ganham, principalmente, a sociedade", disse lembrando que no Paraná as duas redes já atuam em regime de "colaboração harmônica".

Para combater a evasão escolar, Semed e SEE têm unido forças. Entre as estratégias discutidas está o remanejamento de alunos, professores e técnicos administrativos. Ao mesmo tempo as duas secretarias garantirão o transporte dos alunos que necessitarem estudar em bairros fora da área onde moram.

Segundo o superintendente da SEE, professor Neilton Nunes, o grande problema está concentrado nos bairros do Clima Bom, Jacintinho, Graciliano Ramos, Campestre, Região Norte e em Chã da Jaqueira. Nessas áreas, a demanda de alunos não tem como ser absorvida pelas escolas existentes. "Por isso a solução será matriculá-los em outras áreas, mas garantindo o deslocamento a partir de um Sistema Integrado de Transporte Escolar", explicou Neilton.

Quanto à cessão de professores, já está definido que o Estado permutará com o Município professores do 1º ao 5º ano. Além disso, nas duas redes o calendário será unificado. A proposta discutida até o momento é de que o ano letivo de 2010 tenha início no dia 1º de março.

Até lá, os técnicos, ao lado das escolas envolvidas, realizarão a renovação de matrícula para os alunos que já estão em sala de aula. A próxima etapa será o levantamento geral de vagas que viabilizem a matrícula de alunos novos. O indicativo é que isso ocorra de 25 a 29 de janeiro.

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