Secretário discute ações de saúde com líderes comunitários | Jaqueira TV Web radio

Nossos contatos Watzzap

(82)9 8848-6674 ou 9 8114-7800

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Secretário discute ações de saúde com líderes comunitários


O secretário da Saúde, Herbert Motta, e o Ouvidor-Geral do Estado, Claudionor Araújo, se reuniram nesta quinta-feira (6) com lideranças comunitárias para discutir ações de promoção da Saúde, voltadas principalmente nas áreas próximas aos ambulatórios 24 horas.
“Quando existe um problema numa comunidade e o líder comunitário sabe de quem é a responsabilidade, fica muito mais fácil encontrar e exigir uma solução imediata”, disse o secretário aos líderes comunitários.
Motta explicou aos líderes comunitários como funciona a estrutura do Sistema Único de Saúde (SUS) e a competência de cada ente público – município, estado e União. “A legislação da Saúde avançou para dá mais autonomia aos municípios, por isso é de responsabilidade de cada prefeitura a prestação dos serviços de atenção básica, realizada nos postos de saúde e equipes do Programa Saúde da Família”, informou, acrescentando que o estado vai construir e equipar 95 postos de saúde, dos quais, 20 estão em fase de licitação, além do Hospital Metropolitano, que será construído no Tabuleiro do Martins. .
O ouvidor-geral do Estado, Claudionor Araújo, destacou que os projetos Governo Perto de Você e Ouvidoria na Comunidade são ações que trazem conseqüências práticas em benefício da população.
“Tudo que é debatido nesses encontros é levado para as secretarias responsáveis, na tentativa de resolver os impasses. Mas temos plena convicção que ninguém substitui o líder comunitário, porque é ele quem está no dia-a-dia e é usuário dos serviços públicos”, disse.
Na ocasião, foi discutida também a reforma e abertura de um posto de saúde, no bairro Jacarecica. “Precisamos que aquele posto seja reativado com urgência, porque não podemos ficar sem consultas ou termos que ir a outra unidade distante que também já tem uma grande demanda. Mas hoje fiquei sabendo que somente a prefeitura de Maceió pode resolver o problema”, ressaltou João dos Santos, líder comunitário da Jacarecica.


Por Ascom/Sesau-AL

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sugestão ou reclamação...