Ceia tradicional e saudável | Jaqueira TV Web radio

Nossos contatos Watzzap

(82)9 8848-6674 ou 9 8114-7800

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Ceia tradicional e saudável

Natal e Ano Novo representam uma época de finalizações e de renovação de esperanças. São datas de comemoração, nas quais os alimentos sempre estão presentes, nas tradicionais ceias. Nessas ocasiões, alguns desses alimentos costumam ser consumidos para a sorte, proteção e para o amor. Entenda melhor sobre eles e saiba escolher o seu cardápio durante as festas.

Tais alimentos acima citados são proteínas, se constituem de aminoácidos, nutrientes importantes para o sistema imunológico. Cuidado com excessos tanto no tamanho da porção (uma porção do tamanho da palma da sua mão é suficiente), como nos tipos - ex: misturar peixe, ovo, carnes, etc.

Acredita-se que comer algumas uvas fornece abundância. No Reveillon, alguma pessoas comem três uvas à meia-noite, fazendo um pedido para cada uma delas. Acredite ou não nessa superstição, coma do mesmo jeito, pois uvas fornecem glicose, fibras e água, além de matar bem a vontade de comer um doce...

Quem quer atrair riqueza não pode deixar de consumir lentilha, essa preciosa leguminosa (diferente de "legumes", as leguminosas são feijões, lentilha, soja e grão de bico. Acredita-se que as pequenas sementes, circulares e achatadas são como moedas e atraem boa sorte no âmbito financeiro.Aliás, a lentilha é tão rica em fibras solúveis, que devia ser mais consumida no ano inteiro e não somente agora.

Sugiro como cardápio equilibrado para as festas:

Palitos de cenoura, pepino japonês, palmito e salsão. Cortar esses legumes em tamanho de palitos tipo batata-frita. Colocar em taças. Molho à parte- maionese light misturada com catchup e mostarda e molho shoyu com azeite e gengibre ralado.
Frutas secas picadas (damasco, banana passa, maçã, abacaxi, uvas passas e tâmaras) misturadas com nozes, castanhas do pará e amendoins. Colocar em potinhos.
Salada caprichada- folhas (alface, rúcula, endívias), palmito, azeitonas pretas, tomate cereja, cubinhos de queijo branco ou de gorgonzola e misturar frutas para quem gosta de agridoce, como abacaxi, manga, carambola.
Lombo de porco e chester são boas escolhas.
Farofa (pode-se colocar legumes ralados como abobrinha e cenoura), e arroz branco ou com passas.
Bandeja de frutas e pudim de leite (para deixar mais "magrinho", utilizar versões "desnatada" e "light" dos ingredientes como o leite e leite condensado)
E não esqueça: "consuma com moderação"!

Descubra suas tendências para os próximos seis meses em todas as áreas da vida. Jogue o Tarot Semestral.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sugestão ou reclamação...