Em 2011, Alunos da rede estadual ganharão kits escolares | Jaqueira TV Web radio

Nossos contatos Watzzap

(82)9 8848-6674 ou 9 8114-7800

sábado, 1 de janeiro de 2011

Em 2011, Alunos da rede estadual ganharão kits escolares


Os estudantes da rede pública estadual serão contemplados com kits escolares para o próximo ano letivo. A medida, anunciada pelo secretário de Estado da Educação, Rogério Teófilo, visa oferecer estrutura para o ensino-aprendizagem na rede e é uma das principais novidades da matrícula 2011. A Educação informa também que matrículas para a rede pública estadual já estão sendo providenciadas.

Cada kit é composto por diversos itens do material escolar, dentre ao quais, lápis, caneta, esquadro, compasso, caderno e mochila. A distribuição do material será feita pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) de acordo com a demanda registrada pela rede estadual após a conclusão da matrícula 2011.

“O governador Teotonio Vilela Filho quer oferecer as melhores condições para os nossos estudantes e, por isso, distribuiremos esses kits escolares contendo itens de material escolar. A SEE vai entregar esse material nas escolas e os alunos maiores de idade receberão o kit diretamente, já para os menores serão os pais os responsáveis pelo recebimento dos itens”, complementa o secretário Rogério Teófilo.

Comissão – Uma portaria publicada no Diário Oficial do Estado da quarta-feira (29/12) instituiu as comissões que acompanharão o processo de matrícula na rede estadual em 2011: A Comissão Estadual de matrícula será coordenada pela SEE e também contará com a participação de representantes do Conselho Estadual de Educação (CEE-AL), Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Alagoas (Sinteal) e Associação dos Pais de Alunos das Escolas do Estado de Alagoas (Apea-AL). A comissão será subsidiada por 15 comissões regionais compostas por membros das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) e das escolas públicas estaduais.

A matrícula 2011 está dividida em três etapas: a primeira, que aconteceu no período de 13 a 17/12, promoveu a renovação de matrícula dos alunos já existentes. A segunda, prevista para ocorrer de 17 a 21/01 atenderá os estudantes remanescentes da rede pública – que estão saindo de uma escola do Município para o Estado ou de uma unidade do Estado para outra unidade do Estado. Por fim, de 24 a 28/01 ocorre a matrícula de novos alunos na rede pública.

No ano letivo 2011, o Estado vai atender os estudantes oriundos das redes municipais que concluíram o 5º ano do Ensino Fundamental e agora seguem para cursar o 6º ano, como também os alunos aprovados para o 7º ao 9º do Ensino Fundamental e o Ensino Médio. Para isso, a SEE vai solicitar às CREs um levantamento do número de vagas e turnos disponíveis em cada escola da rede pública estadual.

Organização - De acordo com a coordenadora da Comissão Estadual de Matrícula, Marta Palmeira, a condução do processo de matrícula acontecerá com o objetivo é alocar todos os estudantes da rede pública nas unidades escolares.

“Estamos trabalhando em um reordenamento da rede em parceria com os municípios, avaliando a absorção do 1º ao 5º ano nas escolas municipais e do 6º ao 9º ano e Ensino Médio nas unidades estaduais”, explica Marta.

Em Maceió, o regime de colaboração entre Estado e Município terá continuidade com a unificação da matrícula das duas redes. A medida, que visa organizar a demanda a oferta de vagas de forma a atender todo o alunado da capital, rendeu elogios da Associação de Pais de Alunos das Escolas do Estado, a Apea-AL.

“Considero a matrícula unificada uma iniciativa louvável, pois mostra que Estado e Município entendem a educação como um bem maior”, declara o presidente da Apea-AL, José Torquato de Barros. Segundo ele, a maior demanda por vagas na capital está nos bairros do Benedito Bentes, Chã da Jaqueira, Clima Bom, Jacintinho e litoral norte.

Além de Maceió, o Estado também promoverá parceria para a matrícula com os municípios de Limoeiro de Anadia, São Braz, Passo de Camaragibe, Quebrangulo, Rio Largo, Inhapi, Coqueiro Seco e Major Izidoro.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sugestão ou reclamação...