Sesau realiza Operação Natal para garantir atendimento aos usuários do SUS | Jaqueira TV Web radio

Nossos contatos Watzzap

(82)9 8848-6674 ou 9 8114-7800

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Sesau realiza Operação Natal para garantir atendimento aos usuários do SUS

Para assegurar atendimento aos quase 95% dos alagoanos que necessitam do Sistema Único de Saúde (SUS), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) montou estrutura especial durante o Natal. A partir da meia noite desta sexta-feira (23) todas as unidades contarão com escalas de plantão especiais, visando atender a demanda de pacientes que procurem o Hospital Geral do Estado (HGE), Unidade de Emergência do Agreste, Ambulatório de Hematologia, Ambulatórios 24 horas e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Com esta ação, a Sesau assegura que vítimas de acidentes de trânsito, de violência ou lesionados por pequenos ferimentos possam receber atendimento. Mas para evitar tumultos, o superintendente de Atenção à Saúde, Sival Clemente, orienta a população para que procure as unidades corretas, caso necessitem de atendimento de urgência e emergência. “Se os pacientes se dirigirem aos locais certos, todos serão atendidos adequadamente, sem gerar a superlotação e um atendimento sem humanização”, observou.

Desse modo, o superintendente de Atenção à Saúde esclareceu que os lesionados por pequenos ferimentos e de vítimas de dores de cabeça, por exemplo, devem procurar os Ambulatórios 24 horas Denilma Bulhões, no Benedito Bentes; Dayse Brêda e Noélia Lessa, na Levada; Dom Miguel Fenelon Câmara, na Chã da Jaqueira; e João Fireman, no Jacintinho. Apenas em casos de acidentes graves, principalmente no trânsito, ou vítimas da violência, devem ser encaminhados para o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, ou a Unidade de Emergência do Agreste, em Arapiraca.

Além de montar uma escala específica, a direção do HGE se articulou com os hospitais da rede conveniada ao SUS, com a finalidade de assegurar leitos, durante esse período, quando o número de atendimento deverá ser redobrado, em função dos excessos cometidos durante os festejos natalinos. Por esta razão, o diretor do HGE, Carlos Alberto Gomes, alerta a população para evitar dirigir após ingerir álcool, além de respeitar as leis de trânsito.

Segundo ele, o excesso de autoconfiança dos condutores e as constantes imprudências podem ocasionar acidentes graves com amputação de membros ou a morte de famílias. “Devemos lembrar que o bem mais precioso é a vida e esta é uma só. Cabe aos pais, amigos e parentes zelar por este bem. Por mais avançada que esteja a Medicina, ainda perdemos muitos pacientes devido à gravidade dos ferimentos. Mesmo quando a vítima de acidente de trânsito consegue sobreviver, o tratamento é longo e causa muito sofrimento tanto para ela como para a família”, alertou.

Samu e Lacen - Durante o Natal o Samu irá disponibilizar normalmente os serviços das duas centrais situadas em Maceió e Arapiraca, além das bases descentralizadas. Para garantir atendimento ainda mais ágil, também estará funcionando o Samu Aeromédico. "Nossas equipes atuarão de forma integrada com os profissionais do Corpo de Bombeiros, que também desempenham um excelente trabalho no resgate e socorro aos alagoanos em todo o Estado. Dessa forma a população estará mais protegida, acionando 192 ou 193 e lá estarão eles fazendo o melhor para salvar vidas”, informou Sival Clemente.

Já no Laboratório Central de Alagoas (Lacen/AL), o expediente ocorrerá, apenas, em escala de plantão, com o objetivo de atender possíveis surtos, caso os técnicos da Vigilância Sanitária Estadual acionem os plantonistas do órgão. Ainda segundo a Sesau, técnicos do Programa Estadual de Imunização, Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica, Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) estarão de sobreaviso e prontos para serem acionados caso seja necessário.

Hemorrede – No sábado (24) e no domingo (25) o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) e o Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar) não estarão captando doadores de sangue, mas irão funcionar em escala de plantão com o objetivo de liberar sangue e hemocomponentes às unidades de saúde públicas de Alagoas. Já no Ambulatório de Hematologia, situado em prédio anexo ao Hemoal, uma equipe multidisciplinar estará de plantão para atender aos pacientes durante os dias 24 e 25.




Por: (Primeira edição)

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sugestão ou reclamação...