Duas semanas após a inauguração do Núcleo de Atendimento a Usuários de Planos de Saúde do Procon/AL, o órgão já registrou 44 queixas de clientes inconformados com os serviços das operadoras. Para se ter uma ideia, a média mensal do primeiro semestre deste ano foi de 55 reclamações.
O número é considerado alto pela coordenadora do núcleo, Cora Ramos, mas ela ressalta que este resultado já era esperado devido ao histórico dos últimos meses. “A gente teve uma procura muito grande. E a expectativa era essa, tendo em vista os números de queixas no primeiro semestre do ano”, disse ela.
De acordo com a coordenadora, a grande maioria das queixas teve como foco o reajuste por faixa etária e a negativa de cobertura do plano. Neste contexto, ainda segundo Cora Ramos, os registros colocam a Unimed como a empresa com mais reclamações recebidas.
Cora Ramos adianta que, em resposta às queixas, os procedimentos administrativos já foram instaurados e as notificações encaminhadas às operadoras. A partir do momento em que os documentos forem recebidos, as empresas têm dez dias para atender à notificação.
Caso elas não se pronunciem, as operadoras podem ser penalizadas com sanções, previstas no Código de Defesa do Consumidor, e ainda ter que responder a procedimento judicial.
O núcleo trabalha com três técnicos, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 15h, com plantões também aos sábados, das 8h às 13h. O objetivo do órgão, de acordo com o superintendente do Procon em Alagoas, Rodrigo Cunha, é resolver as pendências com as prestadoras do serviço no menor espaço de tempo possível.
A unidade foi inaugurada depois do aumento das reclamações de usuários sobre o serviço de operadoras. Só no ano passado foram registradas 600 reclamações contra planos de saúde. Enquanto que este ano, só no primeiro semestre, já foram computadas mais de 330.
Por: (tudonahora)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário, sugestão ou reclamação...