Cresce número de micro e pequenas empresas em Alagoas | Jaqueira TV Web radio

Nossos contatos Watzzap

(82)9 8848-6674 ou 9 8114-7800

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Cresce número de micro e pequenas empresas em Alagoas


Esse crescimento reflete diretamente nas contratações.
Há 60 vagas todos os dias nos setores de comércio e de serviços.

Salão de beleza, lanchonetes e minimercados são as opções mais comuns de quem decide abrir um pequeno negócio.
Marta Rejane, é dona de um mercadinho em Chã da Jaqueira, parte alta de Maceió. O estabelecimento fatura cerca de R$ 1,5 milhão por ano. Ela tem sete funcionários e o número é insuficiente. A empresária abriu mais três vagas. O investimento tem dado certo, tanto que passou de microempresa para empresa de pequeno porte. "Estamos tentando agora ampliar e de repente a gente cresce mais um pouquinho", diz Marta Rejane.
As micro e pequenas empresas correspondem a 99% dos estabelecimentos em todo país, segundo pesquisa realizada do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Isso reflete o perfil empreendedor do brasileiro e Alagoas segue no mesmo ritimo.
Por ano, o Sebrae orienta a abertura de três mil empresas no Estado. A maioria, 73%, consegue sobreviver aos dois primeiros anos de vida.
A gerente da unidade de políticas públicas do Sebrae Izabel Vasconcelos, disse que hoje está mais fácil manter um negócio. "A Lei geral da micro e pequena empresa facilitou o processo de formalização, diminuiu a carga tributária e o acesso ao crédito também está mais facilitado. Essas medidas refletem na sobrevivência dessas empresas ", explica Izabel.
As micro e pequenas empresas em Alagoas geraram 65 mil empregos com carteira assinada nos últimos 10 anos. São cerca de 60 vagas ofertadas todos os dias nos setores de comércio e de serviços, segundo o Site Nacional de Empregos (SINE/AL). A demanda só não é preenchida quando falta capacitação.
"Hoje as exigências do mercado não restringem ao grau de escolaridade, vai muito além. Então é importante que o candidato indetifique o setor que mais gosta e correr atrás de qualificação", diz Luciana Caetano, superintendente de emprego do SINE/AL.
Para se candidar a uma vaga basta preencher um cadastro clicando aqui. Mas é preciso ir até um posto do SINE com documentos pessoais e principalmente a carteira de trabalho.



Por: (http://g1.globo.com)

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sugestão ou reclamação...