Dieta de praia; Nessas férias, dicas para não brigar com a balança depois de ingerir petiscos sob o sol e ao som do mar | Jaqueira TV Web radio

Nossos contatos Watzzap

(82)9 8848-6674 ou 9 8114-7800

sábado, 30 de janeiro de 2010

Dieta de praia; Nessas férias, dicas para não brigar com a balança depois de ingerir petiscos sob o sol e ao som do mar

Vendedor de amendoim: figura comum nas praias, mas cujo "aperitivo" tem alto teor calórico

O biscoito de polvilho, que "de vento" não tem nada
O Verão ainda vai longe e, com ele, a temporada de praia, clube, banhos de rio. Seja lá onde for, as pessoas se desnudam com muito mais frequência diante das outras, e isso traz uma consciência corporal mais crítica. Por conta disso, e também dos excessos de férias, a nutricionista Amanda Epifânio, doCiten (Centro Integrado de Terapia Nutricional), dá dicas e alertas que vão facilitar bastante a vida de quem quer ostentar uma boa forma.

Amanda começa por alertar sobre o amendoim, de elevado valor calórico. Uma colher de sopa cheia tem 100 calorias. E uma colher de sopa, em matéria de amendoim, não é nada. A gente consome muito mais que isso sem perceber. Além do que, em sua versão salgadinha, ele aumenta o risco de desidratação, potencializado se associado ao consumo de álcool. O melhor é evitar o seu consumo na praia ou na piscina. Amanda é radical nesse ponto: aperitivo de praia são palitos de cenoura e pepino.

O queijo coalho contém, em cada espeto de 60 gramas, cerca de 200 calorias
Outro alerta é a respeito dobiscoito de polvilho, do queijo coalho, da tapioca. A gente chama o polvilho de biscoito de vento e, por isso, acha que não engorda nada. Pois 100 gramasdesse biscoito contêm 460 calorias, equivalente a um pastel de carne. Além disso, esse biscoito é muito rico em sódio. Em outras palavras, engorda, incha e desidrata. Ou seja, vantagem zero na praia. Com relação ao queijo coalho, cada espeto de 60 gramas têm 200 calorias. Equivale a um sanduíche de pão integral com peito de peru e queijo branco. Ou seja, melhor levar um desses, feito em casa. Quanto à tapioca, também é um perigo. Recheada, ela pode chegar a 400 calorias. Segundo a nutricionista, ela só será uma boa opção se substituir o almoço. Amanda de novo é radical e sugere a ingestão de frutas frescas na praia, especialmente para hidratar os menores.

Para a nutricionista, o milho verde é uma das melhores opções comercializadas nas praias. Cada espiga alimenta bastante e contém apenas 130 calorias. Só que, ela adverte, basta colocar o equivalente a uma colher de manteiga sobre o milho, que o valor calórico simplesmente dobra. O ideal é apenas o milho, e com pouco sal.

Se a caipirinha for mesmo "inevitável", prefira as de saquê
Não é preciso nem dizer o que Amanda acha de acarajés, pastéis, camarões fritosingeridos na praia... As calorias do espeto de camarão chegam a 250, as do acarajé chegam a 300 por unidade, enquanto as do pastel podem chegar a 900, dependendo do tamanho e do recheio. Sem falar que as frituras não são recomendadas nunca, em dieta alguma, apesar da delícia que oferecem ao paladar.

Finalmente, as bebidas e ossorvetes. Tomar muito líquido na praia é essencial para evitar a desidratação. Mas, cuidado. Optar pelos sorvetes de frutas.Raspadinhas são duvidosas, porque a gente nunca sabe de onde vem aquele gelo... Refrigerantes, melhor optar pelos light ou zero. A cerveja, é bom lembrar, tem 175 calorias em cada lata. Incha mais do que engorda. Melhor trocar tudo isso por água de coco e água mineral. E, se não resistir a pedir umacaipirinha, Amanda sugere que se opte pelas preparadas com saquê, que têm menos da metade das calorias das de vodca e cachaça.



0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sugestão ou reclamação...