A concessionária de telefonia Oi liderou o ranking de reclamações dos Procons em 2012, segundo balanço, divulgado...
A concessionária de telefonia Oi liderou o ranking de reclamações dos Procons em 2012, segundo balanço, divulgado nesta quarta-feira, 16, pelo Ministério da Justiça. Ao todo, a Oi recebeu 120.374 demandas, seguida pela Claro-Embratel, com 102.682; pelo grupo Itaú (97.578); pelo Bradesco (61.257) e pelo grupo Vivo-Telefônica (44.022).
Segundo o MJ, os atendimentos prestados pelos Procons em todo o País, interligados ao Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), cresceram 19,7% em 2012 em relação a 2011, totalizando 2,03 milhões de consumidores atendidos.
O balanço apresenta também uma divisão por setores que mais geraram reclamações dos consumidores. Na liderança, com 23,85% do total de demandas, está o setor financeiro, englobando bancos comerciais, cartões de crédito, financeiras e cartões de loja. Em segundo lugar veio a área de telecomunicações, com demandas de telefonia celular, telefonia fixa, TV por assinatura e internet, com 21,7%.
A maior parte das reclamações (37,42%), de acordo com o MJ, foi relativa a cobranças, seguida por qualidade dos produtos (17,57%). Em terceiro lugar ficou a oferta de produtos e serviços (17,31%). As mulheres respondem por mais da metade das demandas aos Procons (52,97%). Segundo o MJ, a maioria dos consumidores está na faixa etária de 21 a 50 anos.
São Paulo
Em São Paulo, o Procon-SP divulgou um balanço dos atendimentos realizados em 2012. O setor bancário e o de telecomunicações (telefonia fixa e móvel, acesso à internet e TV por assinatura) foram os líderes em demandas do consumidor. O primeiro com 35.012 atendimentos e o segundo com 28.332.
Segundo o Procon-SP, o varejo, tanto online quanto o convencional, também registrou muitos problemas relacionados à entrega de produtos. No comércio eletrônico, as queixas relacionadas à oferta de produtos e serviços pelos sites de compras coletivas cresceram.
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